Reunião das primas

Sábado reunimos a família aqui em casa. Filhas, netas, irmãs, primas, sobrinhas, sobrinhos e a tia Lia.
Vou descrever como deveria, esta reunião, para as pessoas que não puderam... ou não quiseram compareser:.
O menu foi frango com iogurte, arroz de couve, saladas e uma massa.
O frango, foi uma receita que eu adaptei de um livro de receitas light..
Cortei os peitos de frango em pequenos quadradinhos e temperei com sal. Deixei descançar cerca de 30 minutos.
Passado o tempo previsto, passei os pequenos quandradinhos do frango numa panela com teflon, apenas para selar o sabor e reservei.
Refoguei 3 cebolas grandes, que foram muito bem cortadas e 5 dentes de alho amassados de forma que não se percebia sua presença. Quando ambos ficaram transparentes, acrescentei 10 colheres de sopa de catchup tradicional, 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de molho inglês e 2 xícaras de água quente, onde diluí 2 caldos de legumes. Deixei estes ingredientes se unirem por uns 2 minutos e acrescentei o frango.
Isto feito, e enquanto este refogado amadureceu, coloquei em um recepiente 11/2 copos de iogurte natural, 3 copos de leite e 3 colheres sopa de maizena.
Lá na panela o frango estava se unindo ao molho. Quando levantou a fervura, misturei 200 grs de cogumelos, frescos, abaixei o fogo... e esqueci durante uns dez minutos.
Dez minutos! Aumentei o fogo, acrescentei a mistura do iogurte com leite (depois de mexer bem, para desmanchar a maisena) e fiquei mexendo até ferver. Quando ferveu, fiquei mexendo por mais alguns minutos para ter certeza de que ficou tudo bem ligado. .
Para acompanhar o frango, batatas palha, desengorduradas e bem crocantes. O segredo está em colocá-las em uma assadeira forrada com papel toalha, coberta também com papel toalha e levá-las ao forno quente por uns 3 a 4 minutos. Muito da gordura das batatas ficará no papel.
O arroz – Eu fiz um arroz integral da forma comum e reservei.
Cortei as folhas de brócolis muito finas e depois piquei muito bem até que se tornou apenas uma massa.
Coloquei uma colher de sopa, bem cheia de manteiga numa panela grande, e deixei a manteiga derreter em fogo baixo. Aumentei o fogo, coloquei a couve, deixando ela apenas murchar levemente.
Acrescentei o arroz mexendo com cuidade, até que todo arroz ficou verde. O sal, sempre é o paladar de cada um, sirvo sal de ervas na mesa para quem achar que o sal não foi suficiente.
Como alguns convidados não comem carne, nem frango, eu servi uma massa, que combina muito bem com o resto do menu.
Fiz um capeletti de ricota com nozes (comprado pronto, claro!) ao molho 4 queijos, que não é novidade para ninguém. A novidade é que coloquei no molho, lâminas de nozes que dá um gosto completamente diferente, e combina muito bem com o sabor do recheio.
A família adora saladas e por isto mesmo é onde mais capricho.
A primeira salada é de folhas que colhí da horta na hora. Mais fresca, só se alguém sentar no canteiro para saborear lá mesmo!.
Noutro prato, servi uma salada de repolho que aprendi outro dia e gostei muito. Repolho verde, colhido ontem da nossa horta, cortado finamente e temperado com pouquíssimo sal. Misturei a meio repolho de tamanho médio, cêrca de um quilo de queijo parmesão ralado grosso, 300 grs de kanikama desfiado e 100 gr de passas verdes sem caroço.
Misturei ½ copo de creme de leite com ½ copo de maionese light e mexi bem.. Quase na hora de servir, envolvi a salada neste tempero.
A terceira, salada mixta, é rápida e variada.
Coloquei num prato fundo - camadas de queijo minas frescal, azeitonas recheadas, mini pimentões, mini cebolinhas, mini milho verde cortado em pedaços, buquês de brócolis apenas branqueados, ovos de codorna e pedaços de tomates secos.Entre uma camada e outra, fiz chover em pequenas porções – gergelim, linhaça e sementes de girassol. Tudo muito saudável!
Como acompanhamento das saladas serví um molho de iogurte, feito com um copo de iogurte, um copo de maionese light, uma colher de sopa de catchup, uma colher de chá de mostarda (em pasta), temperado com sementes de papoula e pepino cortado em milimétricos pedacinhos. Para colorir, piquei ½ tomate em micro pedacinhos.
Para acompanhar as folhas, nada melhor que um vinagrete, com ingredientes cortados finamente e temperados com alcaparras partidas ao meio (no lugar do sal). Aceto balsâmico e vinho branco em partes iguais.
Servido o almoço, servi as sobremesas: Musse de maracujá e musse de chocolate, que não tem segredo nenhum, mas... são as sobremesas “si ne qua non” das nossas reuniões.
Fiz o musse de maracujá com frutas naturais e o musse de chocolate, é o famoso musse de latinha.
Para quem ainda não sabe, misturo uma lata de moça fiesta brigadeiro, uma lata de moça fiesta cobertura de chocolate e duas latas de creme de leite sem sôro. Depois de bem batido, misturo uma xícara de chocolate picado.
Para combinar com a toalha da mesa do serviço... os quindins que são da cor dos girassóis da toalha.
Hum!... só se consegue esta cor nos quindins, porque os ovos são de galinhas alimentadas com milho e muito verde..... rsss.....
E para combinar com o branco da toalha, que lembra as roupas das alegres vendedoras de cocadas lá... da Bahia... servi cocada... para comer de colher...
Um pouco mais adiante... quando os convidados já estavam satisfeitos... servi chá de maçã, onde misturei maçã verde com maçã seca, cravo e canela.... gostoso e digestivo!
E o bom e tradicional cafézinho!
A casa estava toda iluminada com orquídeas!
O bom de ter um orquidário em casa é que as orquídeas fazem parte da nossa vida, graças ao Irio que tão bem cuida delas!
É como se a vida da gente fosse premiada com a felicidade.
E agora... as orquídeas estão radiantes! ... E são muitas!
Foi muito prazeiroso receber a família novamente. Família é tudo de bom!
Conclusão: Quem veio à nossa reunião talvez nem tenha percebido os encantos que ela teve, tal qual eu descrevi.
Mas... quem não veio... deverá estar pensando... perdi esta maravilha!!
Ano que vem tem mais!
Beijos da Solange