Amendoim japonês

500 g de amendoim (cru, com casca vermelha)
Calda doce: 1/2 xícara de água - 1/2 colher rasa de sal - 1/2 colher café de bicarbonato de sódio - 1/2 colher (café) de sal amoníaco - 1 xícara de açúcar refinado
Para polvilhar: - 3 1/2 xícaras de farinha trigo (mais ou menos - o quanto precisar)
Calda Salgada: 1/2 copo de shoyu - 1/3 copo de água - 1 colher de açúcar - 1/2 colher de banha - 1/2 colher de manteiga ou margarina - 1/2 colher de ajinomoto - 1/2 colher (chá) de sal
Misture todos os ingredientes da calda. Pulverize (até molhar bem) os amendoins; pode colocar em pulverizador de água (aqueles de flor) para não exagerar.
Quando os amendoins estiverem, úmidos polvilhe com a farinha de trigo.
Com a ajuda de uma peneira, retire o excesso da farinha dos amendoins. (Pode aproveitar a farinha que caiu novamente para as outras vezes).
Repita o processo de umedecer e enfarinhe novamente até cobrir totalmente os amendoins (quantas vezes forem necessárias e são muitas vezes! Quanto mais tiver paciência mais a casquinha ficará grossa, bonita e gostosa).
Enquanto estiverem no forno, os amendoins devem ser mexidos com freqüência para que não assem de um lado só e não podem ficar muito torrados.
Retire do forno e reserve.
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até engrossar um pouco.
Coloque os amendoins (encapados e torrados) na panela (ainda com o fogo baixo) e misture tudo até que a calda esteja bem grudada nos amendoins. Coloque os amendoins novamente na forma e espalhe bem. Leve ao forno para secar, mexendo de vez em quando para secar igualmente.
Quando estiver crocante pode retirar do forno.
Dica: O sal amoníaco não é muito fácil de ser encontrado. O culinarista Mauro Rabelo já fez esta receita sem ele e disse não ter havido grandes diferenças.