Segredos do queijo

Os tipos de queijo são: Processado - É um queijo fundido em diversos sabores. Deve ser consumido como pasta em torradas, biscoitos e pães. Combina com vinho branco ou vinho rosé secos e vinho tinto seco leve.
Massa Filada - Fibroso para ser consumido em tiras. Combina com vinho tinto seco leve.
Massa Mole - Apresenta um mofo branco na superfície. Deve ser consumido em temperatura ambiente. Acompanha muito bem nozes e damascos.
Massa Semicozida - Tem aroma forte e um gosto bem delicado. Corte em nacos e sirva com pão italiano ou pão sovado. Combina com vinho branco suave e vinho tinto seco.
Massa Dura - É um queijo amarelo com consistência compacta para ser consumido em fatias.
A taboa de queijos Deve ser composta de queijos variados, escolhidos conforme a época ou o gosto e acompanhados de nozes de manteiga, cominho, um moinho de pimenta e pratos com fatias de pão escuro, pão branco e de centeio. Os queijos deverão ser apresentados sem invólucro ou qualquer embalagem e sobre uma camada de folhas de vinha.
No corte de um queijo se define todo um "saber de gourmet". Ele é importante por diversas razões. A primeira prende-se à apresentação que contribui para o embelezamento de uma mesa ou tábua de queijos; a segunda com a preservação da parte excedente, que tende a oxidar mais ou menos rapidamente consoante a linha de corte.
Com um mínimo de conhecimentos e um pouco de destreza, atinge-se o domínio dessa arte. Queijos circulares - Consoante as suas dimensões e textura, corta-se da forma que de seguida expomos:
Queijos pequenos: corta-se em rodelas de média espessura.
Queijos baixos: corta-se em triângulos de dimensão média.
Queijos grandes e largos: corta-se em rodelas que por sua vez se reduzem a pequenos triângulos.
Quanto aos queijos de outros formatos, ainda que menos comuns que os circulares, registrá-los-emos aqui nos dois formatos mais vulgares: os quadrados e os piramidais.
Queijos quadrados e retangulares - Cortam-se fazendo uma incisão triangular, separando depois desta a porção que se quer consumir, após o que se inserirá o pedaço restante no local em aberto, evitando desta forma, não só, que o queijo se desmanche, mas também que as suas paredes se oxidem por ação do oxigênio.
Queijos em forma de pirâmide - Corta-se em fatias de dimensões variáveis, correspondentes ao seu tamanho, mas sempre na mesma direção.
A conservação do queijo: Temperatura ambiente - Envolvem-se os queijos, individualmente, em folha de papel de alumínio ou cobrem-se com um pano embebido em vinho branco, para que não ressequem.
Colocam-se depois em local fresco e seco, ventilado, mas ao abrigo de correntes de ar.

No frigorífico - Envolvem-se os queijos, também individualmente, primeiro em plástico aderente e depois em folha de papel de alumínio, tendo o cuidado de se lhes tirar as bolsas de ar. Se for para congelar colocam-se diretamente no congelador aumentando então a potência deste durante as duas primeiras horas de congelamento.

Descongelamento - O processo de descongelamento, analogamente a outro qualquer alimento, deve ser lento para evitar qualquer alteração do produto, sobretudo e especificamente neste caso, uma desagregação da massa de conseqüências desastrosas para o sabor e aroma do queijo. Para descongelar retira-se o queijo do congelador, pelo menos vinte e quatro horas antes de ser servido, e coloca-se na parte inferior da geladeira, onde a temperatura é, aproximadamente, de dez graus centígrados. Duas horas antes de ir à mesa, retira-se da geladeira e cobre-se com um pano ligeiramente umedecido em vinho branco, colocando-o em local arejado.

Como comprar
Em algumas lojas especializadas se pode contar com a ajuda de funcionários com conhecimento, que dão boas sugestões. Mas quando você entra no supermercado e se depara com uma grande quantidade de queijos, a escolha pode ser mais complicada. Em caso de dúvida, procure experimentar o queijo antes de comprá-lo. Como acontece com outros produtos, verifique a data de validade, o aspecto e os cuidados com a temperatura à qual o queijo se encontra (o que pode alterar o processo de maturação). Como conservar
Preste atenção na temperatura e verifique sempre se o queijo mantém suas características durante o armazenamento. Os queijos de massa dura devem ser envolvidos individualmente em filme plástico ou papel-alumínio (neste caso, faça alguns furos com um garfo para que o queijo possa respirar) para que não ressequem. Os queijos de massa macia (brie e camembert) devem ser mantidos no próprio papel da embalagem, que já é especial para sua conservação, e guardados na geladeira (assim como os frescos e fundidos). Os que apresentam mofo interno (os azuis) devem ser envolvidos em papel-alumínio. Para conservar queijos duros por pouco tempo, deixe-os em uma queijeira (com base de madeira e tampa de vidro), que não feche hermeticamente, permitindo que os queijos respirem.