Azeite e vinagre aromatizados

Azeite Aromatizado

6 dentes de alho - 1 colher de orégano - 4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta - 10 folhas de louro - 1 galho de alecrim - azeite depende tamanho do vidro a ser utilizado.
Em primeiro lugar, esterilize uma garrafa colocando-o dentro de uma panela alta, e sobre um pano colocado no fundo, para que não quebre. Cubra com água e deixe ferver. Retire, vire de boca para baixo para que escorra bem a água. A seguir, esterilize os demais ingredientes, colocando-os por alguns minutos no forno, sobre uma folha de papel absorvente, dentro de uma assadeira. Depois que estiverem frios, comece o preparo do azeite. Coloque no vidro os dentes de alho inteiros, o orégano, as pimentas, as folhas de louro e o alecrim. A seguir, complete com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Ervas e Pimenta

500 ml de azeite extra virgem - Alecrim desidratado - Tomilho - Manjericão Salsa Crespa – pimenta de cheiro – Pimenta do reino - Pimenta branca em grãos
Coloque galhos de pimenta no vidro. Faça um belo arranjo com os galhos de cada erva arremate com a cebolinha e coloque no vidro. Aqueça o azeite sem deixar ferver e despeje no vidro. Junte as pimentas e tampe o vidro.
Dicas: *Deixe tudo em repouso por menos duas semanas em local fresco e ambiente para intensificar o sabor e aroma.
*Lave bem os vidros com água e detergente. Esterilize-os com água fervente.
*Em uma vasilha grande e limpa, coloque água, gotas de água sanitária e misture bem. Deixe as ervas de molho por 5 minutos. Retire e lave em água corrente. Seque-as bem com toalha de papel. Esterilize as tampas em água fervente e só as utilize quando estiverem totalmente secas. (Validade de 4 meses)

Vinagre Aromatizado com Ervas

4 galhos de alecrim - 4 galhos de estragão - 500 ml de vinagre
Coloque as ervas num vidro de boca larga e cubra com vinagre. Cozinhe em potência forte por 1 min. Tampe bem e guarde em lugar escuro e fresco por 2 semanas.

Vinagre Aromatizado com Frutas Cítricas

4 pedaços de abacaxi - 4 cubos de laranja com casca - 500 ml de vinagre
Coloque as frutas em espetinhos de madeira e coloque num vidro de boca larga e cubra com vinagre. Cozinhe em potência forte por 1 min. Tampe bem e guarde em lugar escuro e fresco por 2 semanas.