Como fazer tofu

Tofu é um queijo branco, feito de leite de soja (veja receita neste tópico). É muito utilizado na culinária oriental, vegetariana e macrobiótica.
Coloque numa vasilha grande, a soja com água suficiente para cobrir os grãos, após dobrarem de tamanho e deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra e reserve.
Coloque ¼ da soja no processador de alimentos e cubra com água. Processe e transfira os grãos moídos para uma panela grande. Repita a operação, até processar toda soja.
Adicione mais água até dobrar a quantidade de líquido e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe por mais 25 minutos, retirando a espuma que se forma sobre a água, com uma escumadeira.
Forre um coador grande, com um pedaço de pano e coe a soja, sobre uma tigela grande. O líquido coado é o leite de soja que se transformará em queijo tofu.
Dissolva o sulfato de cálcio em um pouco de água e reserve.
Acompanhe o resfriar do líquido com ajuda de um termômetro culinário.
Quando o leite de soja atingir 70º C adicione o sulfato de cálcio dissolvido em água e misture. Quase que imediatamente, o tofu começará a separar-se da água.
Neste ponto, despeje a mistura nas caixas de leite preparadas, envolvendo toda a caixa com um pano de queijo, deixando descoberta apenas a tampa. Coloque as tampas preparadas e sobre estas, pesos, para que o tofu seja pressionado e o líquido saia. Utilize potes ou latas de conserva fechados como peso.
Após 30 minutos, coloque uma caixa numa bacia grande cheia de água e retire cuidadosamente o tofu. Faça o mesmo com as outras caixas.
Transfira para uma tigela, cubra com água e leve à geladeira. Se você trocar a água todos os dias, o tofu se mantém conservado até 30 dias.

R E C E I T A S com T O F U

*Sempre enxágüe e drene o tofu antes de usá-lo, e depois disso pode-se comê-lo ao natural, se preferir, uma vez que não precisa ser cozido.
*Se quiser um tofu mais firme, envolva um bloco do tofu em uma toalha limpa de pano e pressione-o sob um peso, tal como uma panela parcialmente cheia de água por 15 minutos.
*O tofu absorve rapidamente sabores. Deixe-o marinar em seus temperos favoritos e então o grelhe, refogue ou frite.
*O tofu de consistência macia pode ser usado para substituir o creme, iogurte ou maionese em uma grande variedade de pratos cozidos e crus.
*Amasse bem o tofu com alho e ervas e consuma como queijo cremoso.
*Amasse tofu com ervas e legumes para fazer patês, variando o tempero e ingredientes.
*Toste ou doure em gordura tofu congelado cortado em pedaços e use-o para substituir total ou parcialmente a carne de uma receita.
*Use o tofu para aumentar o volume da carne moída em bolinhos e bolos de carne.


BOLINHOS DE TOFU

Ingredientes: 250 gramas de tofu esfarelado - 1 xíc. água - 2 batatas cozidas 1/2 xícara de farinha integral - 1 colher shoyu - 1 c. de alho amassado - 1 xíc de germe de trigo - 2 colheres de óleo de canola.
Passe no liquidificador o tofu, a batata, água; inclua o molho de soja, o alho, a farinha integral até formar uma massa dura, faça bolinhos e passe sobre o germe de trigo; frite de leve numa panela com óleo, até ficar marrom.

ASSADO DE TOFU com Molho Barbecue

Para o molho: 1/2 xícara de saquê para culinária - 1/4 xícara de vinagre de arroz - 1/4 xícara de açúcar mascavo - 1 colher de missô - 1 colher de azeite
Tofu: 200 g de tofu (firme), dividido ao meio - 2 colheres (chá) de molho barbecue ou catchup - amido de milho suficiente para empanar - 1 pitada de pimenta do reino
Deixe o tofu sobre um pano limpo ou folhas de papel absorvente por 30 minutos para retirar o excesso de água. Besunte cada pedaço com uma colher (chá) do molho barbecue (ou catchup) e passe pelo amido de milho cuidadosamente, empanando. Coloque uma pitada generosa de pimenta do reino na face superior de cada um. Unte uma fôrma refratária com o azeite e asse o tofu em forno quente pré-aquecido por cerca de 30 minutos (até a casca ficar crocante). Em uma panela, ferva o saquê o suficiente para evaporar o álcool. Desligue O fogo. Misture o vinagre e o missô até dissolver. Volte ao fogo, acrescente o açúcar e mexa sem parar até engrossar, sem deixar levantar fervura (antes, teste o sabor e adapte a
quantidade de missô e de açúcar a seu gosto). Sirva o tofu quente com esse molho.

TOFU ASSADO COM COUVE E BATATA

1Kg de batatas pequenas - 2 cebolas médias - 2 couves de tamanho médio - 500 g de tofu - 5 dentes de alho - 3 colheres de molho de soja – salsa – azeite - vinagre
Tempere o tofu cortado em tiras com dois dentes de alho picados, o molho de soja e um pouco de azeite, durante 2 ou 3 horas. Lave bem as batatas e as cebolas e asse-as com a casca. Enquanto isso cozinhe a couve e o tofu. Quando a couve estiver quase cozida, refogue-a com um pouco de azeite e o alho restante, picado. Quando as batatas estiverem prontas dê-lhes um murro, de forma a fazer as típicas Batatas ao Murro, e coloca-as numa tigela. Em seguida descasque e corta em lascas a cebola e junte às batatas. Adicione também a salsa picada, azeite e vinagre. Tampe e deixa repousar. Por cima do tofu coloque um fio de azeite e salsa picada. No prato, sirva um pouco de couve, um pouco de batata e um pouco de tofu.


PATÊ DE TOFU COM CEBOLINHA

Bata no liquidificador: 1 tofu - 1 colher de shoyo – sal - 2 cebolinhas verdes picadas - 1 colher de azeite de oliva. Misture 2 colheres de salsinha picada e sirva com torradas.

OMELETE DE TOFU

Mais ou menos 200g de tofu - 1 xícara de leite de soja - sal - 1 cebola - cheiro-verde - 1 colher de azeite ou óleo
Pegue uma quantidade de tofu suficiente para forrar uma forma redonda pequena. Pique cebola, salsinha, e cebolinha o bastante para dar sabor e adicione sal. Jogue um pouco de azeite e amasse o tofu junto com os temperos. Leve a assar em forno quente por uns 35 minutos ou até que as beiradas estejam bem douradas. Fica muito bom.

ALMÔNDEGAS DE TOFU

2 e 1/2 xícaras de tofu prensado - 2 colheres de farinha de trigo ou semolina - 2 colheres de cheiro verde picado - 1 colher de cebola picada
Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, assar em forma untada com óleo. Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente.
MOLHO: 1 xícara de tomates picados sem sementes - 2 colheres de extrato de tomates - 2 colheres de cebola picada - 2 colheres de cheiro verde picado - 3 colheres de óleo de soja - 3 xícaras de água - sal, alho e pimenta à gosto
Refogar em óleo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre. Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a água. Tampar a panela, abaixando o fogo após a fervura.
Cozinhar por cinco minutos. Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde. Arrumar as almôndegas em uma travessa e cobri-las com o molho. Servir em seguida.